A reinvenção do Design – Bruna Murta Lemos

12 de Março de 2015, por em Artigos, Design
A reinvenção do Design – Bruna Murta Lemos

Frente ao constante desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia, a sociedade tem repensado seus valores e padrões de vida atuais com relação ao descarte do lixo. Nota-se o despertar de um novo olhar para objetos cotidianos como saco plástico, borracha, E.V.A, PET, madeira, papel, vidro, alumínio e sucata, vistos, mais recentemente, sob a ótica do consumo consciente e da sustentabilidade.

Essa mudança de olhar e de referenciais se explica em um dos postulados do educador Paulo Freire “(…) a toda compreensão de algo corresponde, cedo ou tarde, uma ação. Captado um desafio, compreendido, admitidas as hipóteses de respostas, o homem age. A natureza da ação corresponde à natureza da compreensão. Se a compreensão é crítica ou preponderantemente crítica, a ação também o será. Se é mágica a compreensão, mágica será a ação”.

Como as ameaças ambientais advêm do consumo indiscriminado de matérias-primas e da não reposição desses bens pelo homem à natureza, e da incapacidade desta de prover tamanha demanda, é natural que a sociedade comece a repensar as coisas, já antevendo as consequências sombrias que o futuro nos reserva.

A palavra sustentabilidade vem do latim  sustentare,  e tem por definição suster, suportar, ser capaz de garantir continuidade e perenidade. A vida contemporânea estimula o consumo inconsciente e produz uma quantidade de lixo fora dos limites do que se poderia considerar suportável ao planeta acumular.

Um novo design, para um novo homem –  Nesse contexto, podemos dizer que o Design tem um papel importante na construção de novos padrões de consumo, ao propor alternativas que considerem os problemas ambientais e o equilíbrio do planeta. Sua contribuição interfere diretamente nas relações entre o individuo e seu espaço.

Mestres do design como Antônio Martiniano Fontoura acreditam que é através das atividades do design que o homem constrói a cultura material. Os produtos dela advindos estabelecem a interação do homem com o meio, com os outros e consigo mesmo. Gui Bonsiepe considera o design como sendo um solucionador inteligente de problemas da atualidade, relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Mudar os referenciais de consumo, com a intenção de alterar o modo de pensar da sociedade em busca de um sistema sustentável, é um desafio que se impõem também ao Design de Interiores. Nesse processo de aprendizado, o entendimento claro sobre o que vem a ser sustentabilidade é o primeiro passo.

No âmbito da Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento a construção sustentável é definida como “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, de modo a afirmar a dignidade humana e encorajar a equidade econômica.

A sustentabilidade, traduzida pelo equilíbrio dinâmico entre diversos fatores, dentre eles o social, o cultural e o econômico, chegou como um divisor de águas na trajetória de criação do design, sinalizando para nós a necessidade imperativa de salvaguardar o ambiente natural do qual a humanidade é parte.

Em resposta às exigências de um novo tempo, vem ganhando espaço a tendência à reinvenção da matéria, como se observa na emblemática poltrona anêmona, criada pelos renomados designers brasileiros, os irmãos Campana, Fernando e Humberto, com o conceito de reuso. Na peça, é possível identificar aspectos da metáfora natural, face ao uso das mangueiras de PVC, dispostas como tentáculos, nas formas orgânicas que sugerem ideia de movimento e sustentação.

Consumo é uma necessidade humana. O Design é uma resposta às necessidades humanas, diárias. Peças com design conceitual, inspiradas nos ideais de sustentabilidade nos levam à reflexão sobre o ciclo de vida dos produtos, as questões decorrentes como o lixo, o reaproveitamento, a reciclagem e outras postas à luz da realidade, indicando a necessidade de se reinventar tudo e a nós mesmos.

Bruna Murta Lemos
Geógrafa, analista ambiental e designer de interiores
brunam.lemos@yahoo.com.br