Até na comunicação é preciso evitar poluição e desperdício

13 de outubro de 2016, por em Artigos, Sustentabilidade
Até na comunicação é preciso evitar poluição e desperdício

É curioso observar como as pessoas vão evoluindo e mudando de comportamento. Há uma preocupação cada vez maior com a reciclagem de produtos e com a redução do volume de lixo. Os gestos nessa direção são muitos e podem ser constatados não só na alteração de hábitos domésticos, como também no trabalho e nas iniciativas envolvendo a comunidade e mesmo empresas interessadas em buscar formas criativas para reduzir o consumo de bens e, mais do que isso, dar destinação adequada aos resíduos oriundos de suas atividades.

A área de Comunicação acabou por absorver muito dessa tendência, com as agências procurando optar por soluções práticas e que causem menos impacto ao meio ambiente. É por isso que hoje se discute a eficiência das propagandas que chegam ao consumidor por meio de panfletos, distribuídos à exaustão em nossas cidades. Muitas pessoas se sentem incomodadas em receber tantos papeis, outras, temerosas ao serem abordadas na rua, principalmente quando estão paradas em um semáforo, que é o momento em que a abordagem mais acontece. As construtoras e imobiliárias fazem uso recorrente da panfletagem e chegam a gastar considerável quantia de recursos na produção de peças caras, de impressão gráfica refinada, que independente de atingirem seu objetivo, acabam por poluir a cidade.

Os panfletos, assim como as sacolas plásticas veem sofrendo um bombardeamento por parte daqueles que defendem uma cidade mais limpa e práticas menos poluentes. Isso obriga as agências de propaganda e publicidade a serem mais criativas e estratégicas em suas campanhas.

Algumas ideias estão sendo bem recebidas pelos anunciantes, preocupados em passar uma imagem de empresa limpa e preocupada com as questões relativas à sustentabilidade. Muitas marcas estão substituindo as sacolas plásticas por sacos de papel para levar sua mensagem aos consumidores e evitar a panfletagem, como é o caso dos sacos de papel para embrulhar pão, que podem levar a mensagem e a marca das empresas.

ilustracao-_weniskley-santana

Ilustração: Weniskley Santana 

Dago Paulo R

Proprietário da Good Comunicação