Falar sobre lixo e cooperação pode ser divertido

11 de Abril de 2014, por em Artigos
Falar sobre lixo e cooperação pode ser divertido

Uma boa maneira de falar com as famílias sobre o lixo nas cidades é citando o filme Wall-e, uma animação da Disney que aborda o lixo da forma como o vemos, um problema que não tem como ser colocado para fora do planeta.

A história, retratada no ano de 2805, mostra a Terra devastada pelo lixo e a saída que os humanos encontraram foi mudar para uma nave espacial. Lá, se acomodam em uma vida sedentária e passam a ser comandados pelo sistema automático da nave.

A grande pegada do filme está no resgate da comunicação entre os personagens, capaz de mobilizar o grupo para a missão de retomar a vida na Terra. O herói, Wall-e, é um simpático robozinho catador de lixo, que vive numa cidade em ruínas e mantém uma relação afetiva com alguns objetos que encontra e que relatam detalhes da época em que os humanos habitavam o lugar.

Com humor e esperança na capacidade de cooperação, Wall-e ajuda crianças e adultos a se identificarem com a realidade do lixo que geram, revelando ainda o quanto as atitudes de cooperação são determinantes na questão da sustentabilidade.

Vale a pena ver, rever e ouvir a trilha sonora, que nos anima a enfrentar os desafios postos para um desenvolvimento sustentável.