Reflexões e conceitos sobre sustentabilidade

26 de dezembro de 2012, por em Comunicação, Sustentabilidade

Considerando que o ser humano é o principal agente de todas as iniciativas, sejam elas boas ou ruins, empresariais ou governamentais, institucionais ou individuais, precisamos avaliar a relação de causa e efeito e rever atitudes, tendo uma visão integral dos problemas e das oportunidades. O entendimento vai ficando mais claro, na medida em que buscamos compreender outros conceitos, como os que se seguem:

O que é desenvolvimento sustentável
A definição mais aceita é a de que se trata do desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras.

Fatores condicionantes à sustentabilidade
A sustentabilidade é um conceito sistêmico que integra aspectos econômicos, sociais e ambientais. O grande desafio contido nesse conceito é manter esses três eixos em constante equilíbrio. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável
Por meio de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Trata-se de uma nova forma de promover o desenvolvimento econômico, levando em conta o meio ambiente e a necessidade de reduzir o uso de matérias-primas e produtos e aumentar a reutilização e a reciclagem.

Porque não repetir o modelo de desenvolvimento convencional
O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países desenvolvidos. Se os países pobres copiassem os padrões de produção e consumo dos países ricos, o consumo de combustíveis fósseis seria multiplicado por 10 e o de recursos minerais aumentaria 200 vezes.

(Fonte: adaptado do WWF-Brasil – www.wwf.org.br e de outras fontes)