Sustentabilidade: uma palavra cheia de significados

21 de fevereiro de 2014, por em Comunicação, Sustentabilidade
Sustentabilidade: uma palavra cheia de significados

A imagem que ilustra este post retrata com propriedade a ideia do que seja “sustentabilidade”. A foto foi produzida para a campanha Bradesco – Banco do Planeta. Clique aqui para ver as fotos de toda a campanha.

Sob o ponto de vista conceitual, “sustentabilidade” significa uma condição, um estado de equilíbrio. A ideia fica fácil de ser compreendida, quando relacionada à questão do desenvolvimento sustentável. Esta expressão é muito utilizada para caracterizar o equilíbrio que deve haver entre as ações do homem no seu habitat.

Em outras palavras, “sustentabilidade” pode ser definida como um sistema baseado na relação equilibrada entre o homem e o ambiente em sua totalidade, considerando elementos que afetam e são afetados reciprocamente pela ação humana.

É correto empregar o termo “sustentabilidade” quando queremos nos referir a recompensar a natureza na mesma proporção e medida que retiramos dela os recursos que necessitamos para nossa sobrevivência.

Podemos dizer que uma atividade é sustentável, quando a exploração dos recursos naturais exigida para sua consecução é recompensada ao ambiente na mesma medida.

Aos pressupostos ambientais foram agregados os sociais para definir o conceito de “sustentabilidade”. Assim, pressupõe-se sustentável aquilo que seja:

1) Ecologicamente correto,
2) Economicamente viável,
3) Socialmente justo,
4) Culturalmente diverso.

Foto: campanha Bradesco – Banco do Planeta