Brasileira ganha prêmio alemão com o tema PNRS

7 de novembro de 2014, por em Consumo, Sustentabilidade
Brasileira ganha prêmio alemão com o tema PNRS

Tatianna Mello Pereira da Silva, 27 anos, especialista em Direito Ambiental e Políticas Públicas entrou para o rol dos cientistas considerados mais promissores do mundo ao ganhar a sexta edição do Green Talents Award, com pesquisa focada nos motivos que impedem o avanço da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil. O prêmio, um dos maiores no campo da sustentabilidade, foi conferido pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha.

Tatianna focou sua pesquisa no levantamento dos motivos que impedem o avanço da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil e a relação desta com a inclusão social e emancipação econômica dos catadores de material reciclável, além de introduzir argumentos para a discussão da economia circular.

O trabalho avalia se a integração de cooperativas de catadores de material reciclável em sistemas formais de coleta seletiva e logística reversa, de fato, contribuiu para a inclusão social e emancipação econômica desse segmento. A pesquisa visa, ainda, produzir recomendações sobre como governo, empresas, sociedade civil e catadores podem atuar de forma coordenada e eficiente na busca da tríade inclusão-emancipação-reciclagem.

Como pano de fundo, a pesquisa pretende trazer para o Brasil o debate acerca da economia circular, que vem ganhando força na Europa, conjugando os princípios promovidos por esse modelo com a ideia de economia social e solidária. Matéria publicada no Portal do Meio Ambiente, no site Mercado Ético, traz mais informações.