Cidade se prepara para mega operação de coleta do lixo

12 de fevereiro de 2015, por em Consumo, Lixo
Cidade se prepara para mega operação de coleta do lixo

A prefeitura do Rio de Janeiro preparou uma mega operação para a coleta do lixo produzido durante o carnaval. A cidade, famosa pelos desfiles de blocos e escolas de samba, é a mais procurada pelos turistas do Brasil e do mundo, nessa época.

Mais de mil garis estão mobilizados nessa tarefa, diariamente. Serão empregados quase cinco mil contêineres na operação da coleta seletiva. Lixeiras estão espalhadas em toda a orla, na praia e nas ruas internas.

O programa da prefeitura, denominado Lixo Zero, recebeu reforços com a participação de 235 equipes que ficarão nos acessos por onde passam os blocos carnavalescos, antes do início da folia e na dispersão. Após a saída dos foliões será feita a remoção dos resíduos pelos garis, com o uso de sopradores e lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante.

Lixo é na lixeira – A prefeitura do Rio tem desenvolvido ações visando conscientizar o cidadão sobre a responsabilidade que todos têm com relação ao lixo e suas implicações. Em agosto de 2013, uma atenção especial foi dada ao assunto, quando da publicação da lei municipal 3.273, que aplica multas para quem jogar lixo nas ruas.

A Comlurb, companhia responsável pela limpeza urbana, prevê que a operação desencadeada no carnaval irá impactar positivamente a cidade inteira, mas sabe que o sucesso da medida dependerá, em grande parte, da conscientização da população em dar destinação correta ao próprio lixo. As medidas a serem tomadas na operação Carnaval de Rua 2015 podem ser vistas aqui.