Arte funcional guiada pelo amor à natureza

28 de agosto de 2015, por em Colaboradores, Design
Arte funcional guiada pelo amor à natureza

Incrível como as pessoas começam a perceber que é possível! É, tô falando sobre produtos que são ecologicamente corretos e são sustentáveis.

Produtos idealizados com a visão de respeito à natureza trazem, além da reutilização de materiais nas suas etiquetas, a transformação desses materiais com criatividade, design e inovação tecnológica.

É um longo caminho, mas acreditar que é possível mudar o olhar, pensar e fazer diferente, é a chave para um novo produto, um novo começo!

Oceano sem plástico - Vem aí a turma do Surf e do Skate. São 3 amigos: Ben R Kneppers – skatista –, David M Stover e Kevin J Ahern – surfistas – que decidiram buscar solução para o volume de plástico despejado nos oceanos, começando por dar fim às redes de pesca.

Oceano sem plástico

Vem aí a turma do Surf e do Skate. São 3 amigos: Ben R Kneppers – skatista –, David M Stover e Kevin J Ahern – surfistas – que decidiram buscar solução para o volume de plástico despejado nos oceanos, começando por dar fim às redes de pesca.

Apaixonados pelo meio ambiente, tomaram pra si a empreita de pegar esse “lixo” do fundo do mar e criar skates lindos e personalizados, como mostra a foto acima. Eles acreditam que a iniciativa pode inspirar outras pessoas a encontrarem soluções para os produtos sustentáveis. A produção deles é feita no Chile, onde iniciaram em 2013, com o propósito de dar fim a um volume de 10 mil quilos de rede de pesca. O skate é apenas um dos produtos. Para saber mais, é só acessar bureoskateboards.com.

Totalmente conceitual - Ver pra crer. Olha só que bacana estes óculos feitos nos Estados Unidos com madeira de reflorestamento. Mais legal, eles não usam madeira da Amazônia ou de florestas tropicais em nenhuma hipótese.

Totalmente conceitual

Ver pra crer. Olha só que bacana estes óculos feitos nos Estados Unidos com madeira de reflorestamento. Mais legal, eles não usam madeira da Amazônia ou de florestas tropicais em nenhuma hipótese. São produzidos também aqui, na Califórnia, e não utilizam mão-de-obra chinesa, como forma de evitar a exploração de mão-de-obra em seu processo produtivo. São feitos à mão, um a um, vêm com 180 dias de garantia. O design é arrojado, e são confortáveis, eu testei.

Existem vários modelos e vale a pena checar o site, que inclusive mostra o passo a passo da produção. Seus idealizadores fazem um trabalho funcional de arte que representa a conexão verdadeira entre o consumidor e as pessoas que produzem. Saiba mais em capitaleyewear.com/pages/wood.

Feitas para durar - E aqui, o resultado do trabalho de uma turma de amigos e parentes, na Holanda, que compartilha a paixão por esportes náuticos e o forte contato com a natureza. Ao se depararem com um monte de velas de barcos "aposentadas", tiveram a ideia de utilizá-las como matéria-prima na criação de acessórios e peças do vestuário.

Feitas para durar

E aqui, o resultado do trabalho de uma turma de amigos e parentes, na Holanda, que compartilha a paixão por esportes náuticos e o forte contato com a natureza. Ao se depararem com um monte de velas de barcos “aposentadas”, tiveram a ideia de utilizá-las como matéria-prima na criação de acessórios e peças do vestuário. Assim como um dos projetos do T3, que desenvolve mochilas lindas e personalizadas com materiais descartados.

Mais acessórios - Na lista de produtos sustentáveis tem também a Susan Hoff (http://www.susanhoff.com/) com umas sacolas super diferentes, resistentes e originais.

Mais acessórios

Na lista de produtos sustentáveis tem também a Susan Hoff com umas sacolas super diferentes, resistentes e originais.

Bem, por hoje é só!  Na próxima, vamos ver o que estão fazendo com as mangueiras velhas do Corpo de Bombeiros, pneus e câmaras de ar usadas. Ah! Também podem sugerir materiais que a gente acha tudo e mostra pra vocês.

 

Águida Zanol
Designer e estilista no ofício de transformar resíduos sólidos em produtos utilitários. Correspondente do Blog do Lixo na Califórnia (EUA).
az.ecodesign@gmail.com