
O que é lixo para alguns pode se transformar em obra de arte nas mãos de outros. Foi assim com Felip Gaig. Na série Objectesclafat (objetos esmagados), o artista catalão utiliza objetos descartados nas ruas, alguns literalmente jogados no lixo, como matéria-prima para suas criações.
O processo consiste basicamente em três etapas: amassar o objeto, deixando-o plano; cortá-lo e depois fazer uma recomposição, na qual o conceito inicial do objeto se perde e este adquire uma nova dimensão.
Gaig procurou inverter o processo tradicional da escultura, que seria esboçar um desenho em duas dimensões para depois tridimensioná-lo. Em sua técnica, objetos tridimensionais são transformados e voltam às origens, na condição bidimensional.
O resultado desse trabalho são obras de arte que resgatam a beleza de objetos já descartados, levando-nos à reflexão sobre o descarte e o reaproveitamento dos produtos.
As obras de Felip Gaig e outros projetos podem ser vistos no blog felipgaig.blogspot.com.es
Henrique Funari
Designer gráfico. Idealizador, ao lado da designer Sara García Muñoz, de produtos conceituais elaborados com o reaproveitamento de materiais.
henrique@lazydog.com.br