Cooperativa lança coleção de produtos feitos com garrafa PET

4 de março de 2016, por em Lixo, Sustentabilidade
Cooperativa lança coleção de produtos feitos com garrafa PET

Trabalho social, com valor agregado pelo design, surpreende pela criação de peças feitas com garrafas PET, um material largamente consumido nos dias de hoje, que precisa encontrar possibilidades de reaproveitamento e reciclagem. E é isso que a cooperativa Casulo está fazendo, ao utilizar esse resíduo de forma inteligente e criativa.

A cooperativa, que reúne mulheres em situação de fragilidade social, na cidade de Canoas/RS, acaba de lançar na Paralela Gift 2016, feira de design e decoração, em São Paulo, a Coleção Luminós, toda feita em garrafa PET, com produtos entre luminárias e acessórios. O catálogo completo da coleção pode ser acessado em youblisher.com/p/1227802-Catalogo-Colecao-Luminos.

O trabalho social ganhou um novo viés, ao receber o apoio de profissionais da área de design, que vieram agregar valor ao processo de criação e composição de peças, como  luminárias, de grande efeito visual, primeiro produto manufaturado pelo grupo. Daí foram surgindo novas ideias, flores delicadas, chaveiros, colares e brincos.

 

blog-do-lixo-luminaria-organza-branca-verde-e-luminaria-mimosa

 

Novo mercado – Tudo começou com um projeto de qualificação profissional, seguido de um curso de empreendedorismo oferecido pela Prefeitura de Canoas. Depois, com o apoio das designers Lui Lo Pumo e Tina Moura, o grupo ultrapassou em muito a confecção de peças, entrando no mercado de produtos artesanais e ecológicos.

O primeiro trabalho da cooperativa, intitulado Natal da Transformação, teve por objetivo decorar a cidade de Canoas com enfeites confeccionados a partir de material reciclado. O projeto foi certificado pelo Prêmio Sustentabilidade, na Conferência Rio+20. Em 2015, o mesmo projeto chamou atenção pela quantidade de garrafas reaproveitadas no processo: 300 mil unidades, empregadas apenas na cenografia natalina.

 

blog-do-lixo-colar-trama-colar-rocambole-chaveiro-caracol