Ethos lança Carta de Compromisso de Resíduos Sólidos

30 de abril de 2013, por em Boas práticas, Lixo
Ethos lança Carta de Compromisso de Resíduos Sólidos

As empresas que compõem o Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, coordenado pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social, lançam documento visando acelerar a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com sugestões ao governo para viabilizá-la. Segundo o Ethos, a PNRS é uma oportunidade para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o país, com a contribuição decisiva do setor empresarial.

Entre os compromissos arrolados na Carta, estão os de elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo, dar destino ambientalmente adequado aos resíduos sólidos gerados nas operações da empresa e estimular a criação de projetos ou negócios inclusivos e sustentáveis nas cadeias de valor.

A adesão à Carta de Compromissos é voluntária e não implica em nenhum tipo de fiscalização formal. Saiba mais em http://www3.ethos.org.br/cedoc/assine-a-carta-de-compromissos-de-residuos-solidos/#.UXrZfrWG1u7

Mobilização – São várias as iniciativas da sociedade civil organizada na busca da aplicação do conceito de responsabilidade compartilhada, presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos. As novas regras exigem forte empenho coletivo para a sua aplicação, sendo necessária a constituição de acordos setoriais que indiquem o percurso mais adequado para cada tipo de resíduo, além de aprimorar regulamentações específicas.

Nesse sentido, a Carta de Compromisso do Instituto Ethos de Responsabilidade Social é determinante para a consecução da política e demostra que as empresas estão engajadas nessa causa.