08 nov 2017

Projeto Escola Resíduo Zero apresenta resultado de 6 meses de trabalho

por há 1 mês atrás
Boas práticas | Lixo
Projeto Escola Resíduo Zero apresenta resultado de 6 meses de trabalho

Lançado em maio deste ano pela Sociedade Resíduo Zero (SRZero) e Sociedade de Integração e Ação Comunitária (Oscip Vida Melhor), o Projeto Escola Resíduo Zero (PERZ) selecionou dez escolas públicas de Goiânia para receberem orientação sobre práticas sustentáveis em educação ambiental e gestão de resíduos. Educadores também foram capacitados na compostagem de orgânicos e na confecção de composteiras de baixo custo.

O Escola Resíduo Zero visa promover a cultura do resíduo zero e quebrar o paradigma do consumismo e do desperdício, por meio de ações pedagógicas focadas na Política Nacional de Educação Ambiental e na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Resultados – O projeto teve duração de 6 meses e contou com a parceria da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), e do Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), e ainda, com o apoio do Ministério Público de Goiás. Foram capacitados 54 educadores, mas 217 participaram das atividades, num universo que alcançou 3.463 alunos. Os educadores aprenderam a elaborar planos de ação específicos para a realidade de suas escolas e de suas comunidades.

Segundo o engenheiro Diógenes Aires de Melo, presidente da Sociedade Resíduo Zero e um dos coordenadores do projeto, o objetivo é oferecer às escolas um modelo para a multiplicação das práticas resíduo zero, para que as demais escolas do município e do estado possam fazer o mesmo. O site escolaresiduozero.com.br traz mais detalhes do projeto.