Projeto Rota da Reciclagem – Tetra Pak

O site Rota da Reciclagem é uma ação da empresa Tetra Pak em favor da reciclagem e mostra como as pessoas podem participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem. Informa ainda onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak.

O site convida as pessoas a participarem do processo, indicando as iniciativas e postos de coleta de resíduos sólidos que não estejam listados no mapa da rota da reciclagem. No site da Rota da Reciclagem há três ícones nos mapas de entrega de material reciclável. São os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), conhecidos também como LEVs, as Cooperativas e os estabelecimentos comerciais. Todos esses locais recebem embalagens da Tetra Pak e são a porta de entrada da cadeia de reciclagem.

PEV – (Ponto de Entrega Voluntária)

São os locais que recebem embalagens longa vida (entre outros materiais) para serem enviados à reciclagem. É o primeiro passo do processo, onde o material doméstico (pouco volume) geralmente é entregue. Boa parte das cidades já conta com esses postos, onde as pessoas podem depositar diretamente o material que separaram em casa.

Cooperativas

Iniciativas sociais que trabalham com a coleta e triagem do material reciclável (inclusive embalagem longa vida) para beneficiamento e envio aos recicladores. A maior parte do material coletado vem do trabalho dos catadores cooperados ou dos programas de coleta seletiva dos municípios.

Comércio

Empresas que compram material longa vida (e outros materiais recicláveis) para beneficiamento e envio aos recicladores. Eles adquirem o material, geralmente em grande quantidade, principalmente das cooperativas. Após a fase da coleta, as embalagens longa vida, já enfardadas, são enviadas às empresas recicladoras, que vão se encarregar de separar os elementos que compõem as embalagens e transformá-los em matéria-prima para uma série de aplicações.