Aproveitar tudo dos alimentos e por fim ao desperdício, eis a questão

8 de maio de 2018, por em Boas práticas, Sustentabilidade
Aproveitar tudo dos alimentos e por fim ao desperdício, eis a questão

Numa cozinha sustentável, tudo tem utilidade, até o lixo, que ao ser compostado vira adubo, alimenta minhocas e fertiliza o solo

O problema do desperdício de alimentos no Brasil é tão grave que, em um ranking mundial, o país está entre os 10 que pior fazem a gestão de sua comida. Estimativas apontam que cerca de 40 mil toneladas são desperdiçadas por ano, de acordo com o World Resources Institute (WRI) Brasil. Hábitos e boa organização podem mudar esse cenário.

Na busca por alternativas ao desperdício, é necessário compreender que a questão do descarte dos resíduos alimentícios envolve outras dimensões da cadeia de produção e consumo, além dos consumidores finais. Engloba também toda a comida que se perde em cada etapa dessa cadeia produtiva, desde quando se planta, transporta, industrializa, até quando chega aos pratos.

Hábitos para um consumo mais consciente

Para evitar o descarte desnecessário de alimentos, responsáveis por cada parte da cadeia produtiva, incluindo os consumidores, devem ter atenção redobrada quanto a processos de produção e consumo. Algumas mudanças de hábitos voltadas para um consumo mais consciente são de fácil aplicação no dia a dia e colaboram de maneira valiosa para evitar o desperdício. Para fazerem sua parte, as pessoas podem começar já no momento da aquisição dos alimentos.

Uma das formas de colaborar é comprar quantidades que sejam equivalentes ao consumo próprio para não perder produtos que ultrapassem a validade ou que apodreçam. Também é recomendável dar preferência a frutas, verduras e legumes, pois podem ser aproveitados em sua totalidade. Como ponto adicional, é valido ressaltar que optar pela aquisição de alimentos em embalagens passíveis de reciclagem ajuda muito em um descarte consciente.

Aproveitar tudo dos alimentos diminui o desperdício
O desperdício de alimentos pode ser freado na cozinha. Tendo criatividade e boa vontade, é possível aproveitar praticamente tudo

Aproveitar tudo dos alimentos na cozinha

Em casa, a utilização total dos alimentos e o reaproveitamento de comida são aliados do consumo mais racional e econômico. Em uma rápida busca na internet é possível encontrar incontáveis receitas para a utilização de cascas e outras partes dos alimentos que geralmente vão parar no lixo. Sucos, doces, farinhas e bolos são só algumas das formas apetitosas e nutritivas que, por exemplo, a casca da banana pode assumir.

Destinações para sobras de refeições anteriores também são inúmeras. O resto de arroz branco, por exemplo, pode ser incrementado e virar bolinho ou até mesmo um pudim. Doar é sempre uma possibilidade. O clássico uso de lixo orgânico como adubo também. As opções são infinitas. Busque saber mais sobre o assunto e deixe que a informação e a imaginação o guiem no vasto mundo de possibilidades de reduzir o desperdício e potencializar os recursos naturais. O meio ambiente agradece e seu bolso também!

Quer entender o impacto do lixo em nossas vidas, assine a newsletter do Blog do Lixo.

Mas se você quer saber mais sobre como aproveitar alimentos, leia também que  aproveitar os alimentos na sua totalidade é saudável e sustentável.