Conferência Ethos 360° inova no formato e ganha em conteúdo – Márgara Morais

3 de outubro de 2014, por em Colaboradores, Sustentabilidade
Conferência Ethos 360° inova no formato e ganha em conteúdo – Márgara Morais

Quem participou da Conferência Ethos 360º teve acesso a uma gama de informações relevantes sobre o que está acontecendo nas empresas, sobre experiências inovadoras, casos desafiadores e iniciativas que resultaram em startups de sucesso. Os debates, em seu conjunto, abordaram práticas empresariais e apontaram as mudanças que estão em curso no Brasil e no mundo, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social.

Mas o que a primeira vista chamou mais atenção foi a simultaneidade em que aconteceram as palestras, proporcionada pelo formato interativo adotado este ano, que aproximou oradores e plateia em um ambiente agradável e acolhedor. A conferência aconteceu no Golden Hall do World Trade Center, em São Paulo, um espaço circular amplo, coberto por uma grande cúpula e ambientado de maneira informal com sofás, cadeiras, mesas bistrô, poltronas e pufs, bem diferente do formato tradicional dos auditórios e salas de reunião. A iluminação, com luzes de led azul, imprimiu um clima de conforto e harmonia, tornando prazerosa a estada no local e, mais do que isso, contribuindo para maior concentração e foco dos ouvintes nas palestras.

Interatividade

Na recepção, os convidados recebiam um fone de ouvido com um dispositivo para sintonizar o canal das palestras. Assim, a qualquer tempo, era possível alternar o canal entre uma palestra e outra, e pontuar o que parecia ser mais importante para cada um. Detalhe: sem precisar sair do lugar. A possibilidade de acompanhar de perto várias palestras ao mesmo tempo agradou os conferencistas.

O balanço feito pelo Instituto Ethos ressaltou as mais de 50 atividades que aconteceram nos dois dias e a presença de aproximadamente 1.100 participantes, “muitos deles, executivos de primeiro escalão das mais importantes empresas com atuação no Brasil, profissionais com real poder de decisão nas organizações em que atuam e capazes de internalizar conceitos e práticas não apenas de empresas, mas também defendidos por organizações sociais e acadêmicos de peso”, diz o artigo de Dal Marcondes, da Envolverde.

Inovação

De acordo com Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos, esta edição “conseguiu fazer brilhar os olhos dos executivos presentes, retomando a trajetória de inovação da organização, que em 16 anos de existência tornou-se referência em gestão empresarial para a sustentabilidade, oferecendo novos olhares e propondo compromissos que servem como alicerces na consolidação de uma economia mais sustentável”.

Para ele, a Conferência Ethos 2014 reascendeu no espírito das pessoas e das empresas a vontade de melhorar os processos e as tecnologias de forma a estabelecer e cumprir metas de desempenho em gestão de recursos naturais, como águas e florestas, além das diversas matérias-primas que formam as cadeias de valor.

Márgara Morais
Jornalista
margaramorais@gmail.com