Educação ambiental chega às escolas

27 de junho de 2017, por em Lixo, Sustentabilidade
Educação ambiental chega às escolas

Em Goiânia (GO), um programa de educação ambiental está em fase de implantação nas escolas públicas, com a meta de capacitar educadores em compostagem de orgânicos e na fabricação de composteiras de baixo custo. Trata-se do Escola Resíduo Zero, um projeto que visa promover no ambiente escolar a cultura resíduo zero e quebrar o paradigma do consumismo e do desperdício, por meio de ações pedagógicas focadas na Política Nacional de Educação Ambiental e Política Nacional de Resíduos Sólidos. No programa constam oficinas sobre gestão do lixo e compostagem, que são a base do conhecimento para o cultivo de hortas na própria escola.

O projeto orienta a escola sobre a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos que produz e o que ela pode fazer para aproveitar grande parte desse material em seu benefício. “Por meio desse aprendizado, a escola cria condições de ser sustentável, ao tirar partido daquilo que a princípio tende a ser um problema, que são os resíduos sólidos”, diz a engenheira ambiental Camila do Carmo, gerente de projetos da Sociedade Resíduo Zero. Os resíduos gerados na escola são destinados às composteiras e os recicláveis vão para as cooperativas de catadores, o que, segundo ela, é uma forma de promover inclusão social, trabalho e renda a partir da preservação ambiental, sendo este um dos objetivos do Escola Resíduo Zero.

A iniciativa é da Sociedade Resíduo Zero (SRZero) e Sociedade de Integração e Ação Comunitária (Oscip Vida Melhor), em parceria com as secretarias de educação municipal e estadual e apoio do Ministério Público de Goiás. O Escola Resíduo Zero é resultado da experiência bem-sucedida de outro projeto piloto, lançado em 2016, o Residência Resíduo Zero, ganhador de quatro prêmios, entre eles o 15° Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente, na categoria Sociedade Sustentável.

As etapas de implantação, o manual de compostagem e os 7 passos para uma residência resíduo zero estão no site:  escolaresiduozero.com.br.