06 fev 2015

Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade abre inscrições

por há 3 anos atrás
Boas práticas | Sustentabilidade
Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade abre inscrições

Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições ao 5º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. O objetivo da ação é estimular a prática da sustentabilidade por meio de projetos que agreguem valor a novos modelos de negócios, serviços e produtos.

A premiação reconhece práticas sustentáveis que tragam melhoria à qualidade de vida das pessoas e contribuam para a rentabilidade e o crescimento das empresas. Podem ser inscritos projetos de todos os estados, nas seguintes categorias: empresa, órgão público, academia e reportagem jornalística. Cada vencedor receberá R$ 15 mil em título de capitalização.

O principal critério levado em consideração para a escolha dos finalistas é a “inovação”, quesito que irá conduzir todo o processo de avaliação dos participantes. Além disso, a relevância para o negócio e para as demais partes interessadas e o nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável fazem parte dos itens avaliados. Os princípios foram estabelecidos pela Fundação Dom Cabral, instituição que desempenha o papel de coordenador técnico da premiação.

Entre os princípios, estão: ética nos negócios, procedência dos produtos, cadeia de suprimentos, empregados, operações do negócio, logística, atributos de qualidade dos produtos e serviços, atendimento, marketing, consumo consciente, crédito responsável, concorrência, interatividade com as comunidades, mercados inclusivos, autorregulação e interatividade com o poder público e o meio ambiente.

Segundo o professor José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-SP e idealizador da premiação, a iniciativa visa levar ao mercado práticas sustentáveis. “O diferencial de um negócio é justamente sua capacidade de produzir de forma eficiente e de oferecer um ambiente de trabalho onde os recursos naturais sejam valorizados”, diz ele. Para o professor, os bons resultados empresariais dependem, essencialmente, de uma governança que entenda a sustentabilidade como parte do negócio. “Um projeto ecossustentável, bem implantado, irá refletir no incremento da receita da empresa”, conclui. As inscrições estão sendo feitas no site www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.