Voluntários fortalecem empreendedorismo social

28 de outubro de 2014, por em Boas práticas, Sustentabilidade
Voluntários fortalecem empreendedorismo social

O engajamento em ações voluntárias é uma contribuição valiosa para a melhoria de vida das comunidades. As pessoas que adotam essa prática o fazem por se sentirem recompensadas pela oportunidade de doarem tempo, conhecimento e esforços para a coletividade e o bem comum.

É nesse contexto que empresas e indivíduos estão investindo em programas de voluntariado que promovem a cultura do empreendedorismo social, incentivando habilidades para a criação e o desenvolvimento de projetos e negócios, tanto no ambiente empresarial como no social. O empreendedorismo social busca promover a autonomia e a responsabilidade individual dos cidadãos para que possam assumir um papel ativo nas comunidades onde vivem, atuando como agentes das mudanças sociais.

Exemplo de boa prática para o fortalecimento do empreendedorismo social é o programa Liderança Comunitária, realizado pela Junior Achievement, que proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, a experiência da criação e operação de uma organização comunitária. O programa é desenvolvido em 12 jornadas semanais, cada uma com duração de 3 horas extraclasse, realizadas dentro das escolas. Os estudantes analisam a situação da comunidade local, detectam um aspecto a ser melhorado, constituem uma organização comunitária, elaboram um projeto de serviço comunitário e praticam atitudes de liderança, conceito trabalhado ao lado de outros, como terceiro setor e projetos sociais.

As atividades da Junior Achievement se desenvolvem por meio de vários programas educativos formulados e aplicados no meio estudantil, com a participação de escolas parceiras e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. No Brasil, já foram 3 milhões de alunos beneficiados e 100 mil voluntários envolvidos. Os voluntários são o principal vínculo entre as escolas, os alunos e as empresas e utilizam suas expertises para aplicar os programas educativos. A cada ano, globalmente, cerca de 10 milhões de jovens participam dos programas da organização, ajudando a consolidar uma cultura empreendedora ao redor do mundo, sob uma perspectiva ética e responsável.

O voluntariado empresarial é um movimento em ascensão entre as empresas, sendo capaz de organizar ações em benefício da comunidade ou de uma demanda em especial. Manter-se em um programa de voluntariado empresarial é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, além de ajudar a sociedade a encontrar soluções efetivas para os seus problemas. Vale a pena conhecer e se conectar aos programas de voluntariado disponíveis em sua região.